domingo, 9 de novembro de 2008

Historia do Yamcha

Yamcha é um personagem fictício criado por Akira Toriyama no anime e mangá Dragon Ball/Z/GT.

História

Foi o primeiro grande amigo que Goku fez durante a série sendo apenas ultrapassado nesse quesito por Kuririn e Mestre Kame. No início, ele era um ladrão que vivia em um deserto com o seu companheiro Pual. Quando conheceu Goku, tentou lutar contra ele e roubar as esferas do dragão, mas desiste e acaba namorando com Bulma. A partir daí, Yamcha passou a acompanhar Goku e Kuririn, em todos os torneios de artes marciais. Ele é um ótimo lutador e conseguiu chegar as lutas finais de todos os torneios em que participou. No primeiro torneio, Yamcha foi vencido por Jackie Chun (que na verdade era o Mestre Kame); no segundo torneio, ele lutou quase no mesmo nível que Ten Shin Han, mas foi derrotado e ainda teve sua perna esquerda quebrada; no terceiro torneio, ele já estava bem mais forte que no anterior e apesar de aparecer com uma técnica especial (conhecida como Sokidan) perdeu a luta para Kami Sama (que estava no corpo de um humano). Apesar de ser um personagem secundário, Yamcha teve grande participação na série e Toriyama poderia té-lo aproveitado mais, assim como Ten Shin Han. Na saga de Vegeta, Yamcha treinou com seus companheiros no templo de Kami Sama. Assim que a batalha começou, ele pressentiu o perigo e lutou com os Saibaimans no lugar de Kuririn. No entanto, ele confiou demais na luta e acabou morrendo junto com o Saibaiman, após se descuidar. Durante a fase de Freeza apenas treina 140 dias com o Sr.Kaio para aumentar o seu poder. No anime Yamcha, Ten Shin Han e Chaos enfrentaram as Forças Especiais Ginyu, que atacaram o Planeta do Sr. Kaioh, após serem mortos. Yamcha derrotou Rikum e mostrou que estava mais forte, assim como Ten Shin Han e Chaos. Já na saga de Cell, teve uma boa participação, já que ele encontrou os androides e identificou que eles sugavam energia de seus adversários, alertando os guerreiros Z. Yamcha quase foi morto pelo Andróide Nº 20, que furou o seu peito. Na batalha final contra Cell, assim como os outros guerreiros "ajudou" Gohan a derrotar Cell. Na fase de Boo, Yamcha desiste de vez dos treinos (após ver o poder de ssj 2 de Gohan) e vive tranquilamente a sua vida normal. Aparece pouco depois de Dragon Ball Z, por não ter acompanhado os poderes dos outros personagens. É normalmente visto com o seu companheiro, Pual. Durante grande parte da série namorou com Bulma, até ela o ter trocado por Vegeta. O seu poder de luta não é possível mensurar pois algumas fontes dizem que se muito ele antigiu 20.000 de poder de luta e outros dizem que ele atingiu a casa de 2 milhões de poder. Ele é o 2º humano mais forte da Terra, apenas perdendo para Ten Shin Han.

[editar] Curiosidades

  • No Japão o katakana usado para escrever Yamcha escreve "Yamucha" e não "Yancha" como algumas pessoas pensam.
  • O Personagem Yamcha foi baseado em "Sha Wujing de Journey to the West" um conto Chinês no qual Dragon Ball é baseado.Ambos são poderosos bandidos (Yamcha do deserto e Wujing do Rio de Areia) no qual ajuda os heróis nas aventuras.
  • Seu Nome vêm da pronunciação Cantonesa "Beber chá" (yum-cha').
  • As Cicatrizes no rosto de Yamcha nunca foi explicado no anime nem no mangá. Ele apenas apareceu no 23º torneio de artes marciais e ninguém nunca perguntou quando nem como as conseguiu.
  • De acordo com o Scanner do andróide #19 Yamcha têm 1,83cm e 68 Kilos.
  • No começo do filme Dragon Ball (10 aniversário) na versão japonesa do filme e da serie Pual Chama Yamcha de Mestre(Yamcha-Sama).A razão não se sabe.
  • O dublador original de Yamcha é Touru Furuya, o mesmo dublador de Seiya em Cavaleiros do Zodíaco. Já nos Estados Unidos foi dublado inicialmente por Ted Cole e depois por Chistopher Sabat (que também fez as vezes de Piccolo e Vegeta na série) e no Brasil por Márcio Araújo na Álamo. Em Portugal, o já falecido dobrador António Semedo emprestou a sua voz a Yamcha ao longo de toda a série.
  • Em cada Torneio que disputou Yamcha foi eliminado nas finais e em todas as vezes (exceto quando Kami-Sama foi preso por Piccolo através do Mafuba) seu oponente foi as finais contra Goku.
  • No GT,Yamcha aparece igualzinho ao final do DBZ. Apenas algumas diferenças na roupa que ele veste. E Também alguns fios de cabelo branco é um pooouco visível quando ele aparece no último episódio. Aparentemente ele não apresenta nenhum sinal de idade,porém ele é humano e assim como Kuririn ele é mais velho que Goku.
  • Yamcha é o personagem principal de um curto mangá de Toriyama chamado Mr.Ho e é acompanhado por uma personagem parecida com a Bulma.
  • O Primeiro Kanji que Yamcha têm significa "Felicidade" ou "Música".Depois do treino com Mestre Kame ele usa o Kanji da "Tartaruga" como sinal de respeito e mais tarde depois de treinar com King Kai ele usa Ambos kanjis.
  • Yamcha Mudou de penteado 9 vezes durante todo o anime

[editar] Poderes

  • Kamehameha (Onda da Tartaruga): É um poder que Mestre Kame lhe ensinou.Consiste basicamente em acumular o ki entre as palmas da mão em forma de concha e depois "arrasta-lo" para ser jogado em seu alvo.
  • Ragafufuken (Punho do Lobo Selvagem): É um golpe que no começo aparece o rosto de um lobo depois Yamcha ataca seu inimigo como se fosse garras de lobo e o golpe final como se fosse uma mordida empurrando o alvo com uma grande força.
  • Sokidan: É uma bola de energia controlado com dois dedos: o indicador e o médio.
  • Bukujutsu(Jutsu da Levitação): É a técnica de voar.
  • Fusenka (Dança da Fusão): No jogo Dragon Ball Z Budokai 2 existe a Fusão Tiencha que é criada através da Dança Metamoru.

Nenhum comentário: